quinta-feira, 5 de maio de 2011

Militares reformados promovem manifestação pela PEC 300

Elisa Kiosz
Manifestantes foram barrados ao entrar no Parque de Exposição Fernando Costa. Policiais reformados fizeram camisetas e faixas a favor da PEC 300 para aproveitar a visita do governador Antonio Augusto Anastasia à abertura oficial da 77ª ExpoZebu.
De acordo com os manifestantes, o objetivo era reivindicar a votação da PEC 300. O projeto de emenda à Constituição visa a unificar o piso salarial dos servidores da área da segurança pública (policiais militares e bombeiros), o plano também contempla os militares estaduais ativos e inativos (Reserva Remunerada ou Reformados) e pensionistas. O sargento José Gonçalves estava à frente da manifestação e alega que o projeto não foi votado ainda por falta de interesse do Estado.
Gonçalves relata que primeiro foram barrados pelos próprios funcionários da ABCZ. Depois, um oficial da Polícia Militar chegou até eles afirmando que não poderiam entrar com as faixas, nem com as camisetas. “Isso é um absurdo, mas ficamos na entrada de veículos do Parque, onde as autoridades passaram”, destaca. “Queríamos não apenas que o governador visse as faixas, mas que também o alto comando da polícia. Aqui a manifestação foi pequena, mas no dia 11 de maio nós vamos parar a capital mineira”, completa Gonçalves. A caminhada que está programada para Belo Horizonte vai contar com excursões de todas as cidades do interior.
Segundo informações da Câmara de Deputados, uma Frente Parlamentar em Defesa da PEC 300/08 será lançada em 31 de maio. No mesmo dia, será realizada audiência na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado para discutir a proposta, que estabelece piso salarial nacional para policiais e bombeiros dos Estados.
- Sgt Wellington - Colaborador
Fonte: Blog da Renata